1.Ver a atividade de Vendas como uma Oportunidade :
A primeira atitude positiva e produtiva para vendedores consiste em estar consciente que vendas é oportunidade e não fim de carreira, que a idéia de “aposentar, virar vendedor” não é boa prática….que o “quase ditado popular : “perdeu o emprego, vá vender algo” não é boa filosofia para vencer na vida.Vender é uma arte e para tal é preciso, além do talento individual, diversas técnicas como: Técnicas de Abordagem, Combate a objeções, técnicas de fechamento de venda, dentre outras.
2.Ter Vontade e Humildade para aprender :
A segunda atitude positiva e produtiva para vendedores é não menosprezar a experiência alheia na mesma atividade … abrir as defesas e resistências para ouvir as pessoas e suas estórias de vida, deixar de lado as “críticas construtivas”, porque elas não existem, críticas são sempre destrutivas.
3.Ser Ético e Educado nas relações profissionais e pessoais :
A terceira atitude positiva e produtiva para vendedores é não denegrir concorrentes e seus produtos para colocar os seus, evitar comentários inadequados sobre outras empresas, produtos e pessoas da convivência pessoal ou profissional, lembrar que mentira tem perna curta e a “casa poderá cair um dia”,que as pessoas nascem com duas orelhas, mas tem que aprender a ouvir mais e falar menos.
4.Concentrar Energias e Tempo nas visitas aos clientes potenciais :
A quarta atitude positiva e produtiva para vendedores, consiste em usar aio máximo todos os recursos tecnológicos (Internet, celular, notebook, voip …), para ganhar tempo nas atividades administrativos e concentrar mais esforços nos contatos e negociações, jamais começar na 3ª.f e parar na 5ª.f como filosofia do “pouco esforço”, às vezes por ter uma boa carteira de clientes efetivos.
5.Buscar a Fidelização dos Clientes como meta Pessoal e Profissional :
A quinta atitude positiva e produtiva para vendedores é procurar entender que suas metas pessoal e profissional, tem que estar alinhadas, andando juntas, buscar sempre incorporar novos clientes em sua carteira, dar um atendimento “nota 10”, impecável e eficaz aos clientes já conquistados e também aos “prospects” ou potenciais, vendendo primeiro a sua boa imagem como pessoa e junto os produtos.
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Autor: Prof.João Mariano de Almeida, pós em Rh, mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981 em PMR–Projetos de Melhorias de Resultados (Produtividade / Qualidade / Processos, RH / Avaliação Desempenho / Política Salarial / Plano de Carreira / PPR-Participação nos Resultados / Reduzir Custos / Desperdícios, Marketing / Vendas / Gerar Novos Negócios, Formar e Reciclar Lideranças e Programas Motivacionais, consultor da Métodos Consultoria Empresarial.