O Business Intelligence (BI), também chamado de Inteligência de negócios, é um processo que agiliza as decisões estratégicas. Inicia pela coleta, organização e compartilhamento das informações da empresa, transformadas em valores quantitativos, que vão dar suporte ao gerenciamento dos negócios, facilitando na hora de definir as melhores soluções, perante situações de mercado.
Com o acirramento da concorrência, qualquer pequeno diferencial pode colocar uma empresa à frente dos seus concorrentes. É preciso entender bem como funciona o seu negócio, todas as informações para conhecer seus pontos fracos e fortes, estabelecer um bom planejamento para ser competitivo. O BI é uma “ferramenta” que permite analisar as informações internas da empresa, ter um diagnóstico da situação atual e com elas, propor soluções estratégicas.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
O simulador permite tratarmos os preços de uma forma mais criteriosa a fim de podermos traçar estratégias comerciais, de venda e marketing, aumentando a competitividade da empresa. Este simulador permite-nos “Calibrar” os preços, de acordo com as circunstâncias do momento, levando-se em consideração, mercado, concorrência e todas as variáveis apresentadas, com o grande diferencial de se saber exatamente quanto estaremos ganhando e até onde poderemos chegar com os preços.
Uma solução de Business Intelligence (BI), possibilita monitorar os resultados de seus processos operacionais, táticos ou estratégicos por meio de Indicadores de Desempenho (KPi´s) e apresentá-los em Painéis de Controle ou Dashboards com recursos analíticos e interativos que permitem cruzar e analisar suas informações no tempo que você precisa, transformando seu processo de decisão em algo simples, rápido e eficiente.
O CRESCIMENTO ANCORADO NO B.I.
Sendo mais eficazes e com resultados significativos na gestão de dados para tomadas de decisões, as empresas podem passar a investir em meios digitais e ações de BI para alcançar suas metas. E compreender melhor o processo de coleta e uso de informações externas e internas, permitindo desenvolver e monitorar estratégias adequadas ao momento de mercado.
Com o crescimento exponencial do uso das redes sociais por grandes corporações nas suas estratégias de negócios, o BI também precisou se reinventar. Muitas corporações desenvolvem software para disponibilizar seu histórico de interações e relacionamento na Internet.
Não somente as grandes empresas, mas também aquelas de pequeno ou médio porte (PME) podem ter benefícios com o BI nas situações como tomada de decisão, otimizar suas operações, reduzir custos, eliminar a duplicidade de tarefas, permitir previsões de crescimento e contribuir para a elaboração de estratégias.
Em nosso país, soluções de Business Intelligence (BI) estão em plena utilização nos grupos financeiros (bancos, cooperativas crédito), operadoras de telecomunicações, seguradoras, grandes corporações, que perceberam a tendência da economia globalizada, na qual as informações precisam ser rápidas, precisas e abrangentes.
O BI tem como principal benefício sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho geral do negócio e de suas partes individuais. Outros benefícios são economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a redução de custos.
PONTO DE EQUILÍBRIO – COMÉRCIO
Este simulador permite controlarmos e principalmente acompanharmos a evolução dos Custos Fixos e Variáveis de tal forma que possamos mantê-los em patamares adequados, para garantir uma boa lucratividade e ficarmos cientes da necessidade de Faturamento mínimo para empatar a Receita Total com os Custos Totais.
Ponto de Equilíbrio — Comércio.
O PROFISSIONAL DE BI
O profissional de Business Intelligence deve ficar atento a detalhes importantes para ter uma boa atuação. Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então, detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços. As boas práticas de BI reduzem os erros e permitem conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que é determinante na oferta de um produto.
PROJEÇÃO DE META DE FATURAMENTO
Permitir o acompanhamento das metas mensais de venda ou produção, verificando a qualquer dia do mês a que percentual está da meta desejada, quanto falta para atingí-la e que esforços diários terão de ser cumpridos para se garantir seu alcance. Este Simulador permite corrigir os desvios e orientar as tomadas de decisões antes que o problema possa ocorrer.
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Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades) e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.