Business Intelligence (BI) como Ferramenta na Gestão Empresarial

Business Intelligence (BI) como Ferramenta na Gestão Empresarial

O Business Intelligence (BI), também chamado de Inteligência de negócios, é um processo que agiliza as decisões estratégicas. Inicia pela coleta, organização e compartilhamento das informações da empresa, transformadas em valores quantitativos, que vão dar suporte ao gerenciamento dos negócios, facilitando na hora de definir as melhores soluções, perante situações de mercado.

Com o acirramento da concorrência, qualquer pequeno diferencial pode colocar uma empresa  à frente dos seus concorrentes. É preciso entender bem como funciona o seu negócio, todas as informações para conhecer seus pontos fracos e fortes, estabelecer um bom planejamento para ser competitivo.  O BI é uma “ferramenta” que permite analisar as informações internas da empresa, ter um diagnóstico da situação atual e com elas, propor soluções estratégicas.

Uma solução de Business Intelligence (BI), possibilita monitorar os resultados de seus processos operacionais, táticos ou estratégicos por meio de Indicadores de Desempenho (KPi´s) e apresentá-los em Painéis de Controle ou Dashboards com recursos analíticos e interativos que permitem cruzar e analisar suas informações no tempo que você precisa, transformando seu processo de decisão em algo simples, rápido e eficiente.

O CRESCIMENTO ANCORADO NO B.I.

Sendo mais eficazes e com resultados significativos na gestão de dados para tomadas de decisões, as empresas podem passar a investir em meios digitais e ações de BI para alcançar suas metas.  E compreender melhor o processo de coleta e uso de informações externas e internas, permitindo desenvolver e monitorar estratégias adequadas ao momento de mercado.

Com o crescimento exponencial do uso das redes sociais por grandes corporações nas suas estratégias de negócios,  o BI também precisou se reinventar. Muitas corporações desenvolvem software para disponibilizar seu histórico de interações e relacionamento na Internet.

Não somente as grandes empresas, mas também aquelas de pequeno ou médio porte (PME) podem ter benefícios com o BI nas situações como tomada de decisão, otimizar suas operações, reduzir custos, eliminar a duplicidade de tarefas, permitir previsões de crescimento e contribuir para a elaboração de estratégias.

Em nosso país, soluções de Business Intelligence (BI) estão em plena utilização nos grupos financeiros (bancos, cooperativas crédito), operadoras de telecomunicações, seguradoras, grandes corporações, que perceberam a tendência da economia globalizada, na qual as informações precisam ser rápidas, precisas e abrangentes.

O BI tem como principal benefício sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho geral do negócio e de suas partes individuais. Outros benefícios são economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a redução de custos.

 

O PROFISSIONAL DE BI

O profissional de Business Intelligence deve ficar atento a detalhes importantes para ter uma boa atuação. Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então, detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços. As boas práticas de BI reduzem os erros e permitem conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que é determinante na oferta de um produto.

Leia também …

Especialidades

A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandisdesde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

 

QUER SABER MAIS ?

SOLICITE AQUI  UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA

Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades) e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?